Localizada no bairro Pedreiras, a Gruta Nossa Senhora de Guadalupe faz parte da Unidade de Conservação, cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é o Parque Natural Municipal de Navegantes. Nela há um altar com imagens religiosas e fonte de água natural, além de rampa de acesso para cadeirantes.

A devoção à Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México, em 1.531, e se espalhou rapidamente por toda a América Latina. A Santa é muito invocada entre aqueles que sofrem de doenças nos olhos.

A gruta foi inaugurada em 26 de agosto de 1992, na gestão do prefeito, Adherbal Ramos Cabral e o vice Manoel Evaldo Muller, e fez parte das comemorações do aniversário de 30 anos de Navegantes.

No dia 13 de junho de 2022, a gruta foi reaberta após ser revitalizada com recursos de compensação ambiental da Portonave e contou com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (CONGEPAN).

Horário de atendimento:
Diariamente, durante o dia todo

Contatos:
ian@navegantes.sc.gov.br