As famílias do pequeno povoado se reuniam nas casas de família para a oração do Terço e cânticos. Os Santos de devoção eram Santo Amaro e São Sebastião, além de Nossa Senhora dos Navegantes, invocada pelos pescadores e suas famílias. Nas procissões, de casa em casa, conduziam as imagens de seus Santos, já nas novenas com fandangos, levantavam um alto mastro enfeitado, geralmente nas casas dos moradores. Eram encontrados de muita fé e fraternidade, já qua a população era pouco numerosa.

Em 1896, chegou pelo rio a imagem da Santa que se tornaria a padroeira. Neste mesmo ano, a Sra. Maria Rita Sacavém insistiu com seu esposo e conseguiu a doação de um terreno para a construção de uma Capelinha. A partir desta data, todos os anos, no dia 02 de fevereiro, realizava-se uma procissão pelo rio. Anos depois, em clima de festa, a 1ª capela foi inaugurada. 

A atual Igreja teve seu início no dia 8 de novembro de 1959, com a bênção da Pedra Fundamental, e foi oficialmente inaugurada em 26 de agosto de 1962, quando é criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes por Carta-Decreto de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, e a cidade de Navegantes foi elevada à categoria de Município. 

Em 1996, no ano do centenário da chegada da imagem, após incansável empenho de Padre Alvino Broering, a Igreja Matriz foi elevada à condição de Santuário por Decreto do Arcebispo Metropolitano D. Eusébio Oscar Scheid em 18 de agosto.


Horário de atendimento:
Segunda a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h

Contatos:
paroquiansn@terra.com.br
https://www.santuariodenavegantes.com.br/

Telefone : (47) 3342-1082

Como chegar
Em frente ao ferry boat.